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03 de maio de 2022

Será que você precisa de um sistema para agronegócio

Saber se é o momento que você precisa de um sistema já é algo relativamente complicado, agora saber exatamente qual sistema é o indicado para você isso é ainda mais complexo, afinal nos dias de hoje se você digitar no Google: Sistema para agronegócio, você irá encontrar uma infinidade de possibilidades e cada um dizendo ter um diferencial específico para te convencer, provavelmente você irá fechar negócio com aquele que o marketing mais lhe agradar, porém sem sequer perceber que foi isso que fez você fechar, não se apegando diretamente as funcionalidades do sistema e mais do que isso, do que realmente você precisava!


É a hora de ter um sistema? 

Vamos começar do começo, certo? Será que é o momento de você ter um sistema, ou será que é só porque você viu uma peça de marketing dizendo que o agronegócio é tecnologia, e caso você não tiver tecnologia você esta ultrapassado.

Bem, nós da General não pensamos bem assim. Sim, você precisa estar atualizado inclusive nas questões tecnológicas, porém você precisa avaliar suas reais necessidades e não partir para um site e sistema só porque viu um anuncio, um amigo, um concorrente ou até mesmo um "influencer" dizendo funcionar para ele. Para saber se é o momento de ter um sistema, você precisa avaliar gargalos e deficiências em seu fluxo de trabalho real. 

Pode parecer confuso, mas não é!


Temos um post relacionado que explica sobre Automação em Processos Digitais vale a leitura e fala um pouco desse processo de saber automatizar e trazer seu trabalho físico para o digital;


Geralmente em nossas consultorias realizadas para o agronegócio costumamos levantar 3 questões primárias:

  1. 1. Sua empresa tem suporte digital para interação direta com seus clientes?

  2. 2. Você consegue tirar "relatórios" e "dados específicos" do seu negócio?

    3. Somente você tem informações de sua empresa ou sua equipe colabora com você?

Pode parecer algo básico, porém não é. Muitas vezes essas 3 questões simples já levantam vários gargalos e problemas dentro de um fluxo de trabalho. 

Interação e suporte digital com cliente, você até pode pensar que tem pois troca email com ele ou o tão famoso "whatsapp", mas já pensou no trabalho e tempo que essa troca de emails e what's app gasta para você ou para um funcionário. Imagine a seguinte situação, você possuí 100 clientes, estes 100 clientes precisam da nota fiscal todo mês e precisam lhe solicitar toda vez por email ou what's app. 

Agora imagine um sistema que forneça acesso a este cliente para baixar a nota fiscal e sua equipe faça a carga direta desses arquivos de uma vez só no site, isso otimiza muito mais o tempo, certo? É mais simples que essa pessoa envie todas as notas fiscais e indique aos 100 clientes que precisa acessar o seu sistema e simplesmente oriente um ou outro cliente como acessar, do que todo mês ou semana gerar todo esse material e enviar vários emails para cada um.

Somente este simples exemplo acima já deve ter elucidado algo em sua cabeça eu imagino.

Agora pensando em seu negócio, o que você tem de gargalo, ou de trabalho que sobrecarregue algum setor ou pessoa? Pense nisso e avalie inserir o digital para otimizar, você pode até não pensar em uma solução específica, mas com o problema em mente é fácil explicar para nós e com nosso "know-how" tecnológico pensar em uma solução em conjunto, isso vai de encontro com o próximo tópico.


Preciso ter o sistema mais completo? 

Não você não precisa! Simples e direto assim.

Indicar o sistema mais completo e complexo de todos com funcionalidades incríveis isso é papo de vendedor para lhe oferecer provavelmente o "pacote mais caro", estamos dizendo isso sabendo que nós também vivemos de venda de sistemas, mas somos realistas. 

Inclusive, temos uma sincera apresentação da General aqui

Mas preferimos ser sinceros do que comerciais, pois é a realidade que aproxima as pessoas junto com a confiança que é criada.

Tudo bem, mas se o sistema super completo é o mesmo valor que o outro porque pegaria o menor?

Fazendo uma analogia, você tem uma camionete para carregar alguns itens para sua fazenda, fazer alguns trabalhos pequenos e utilizar no seu dia a dia, ela atende suas necessidades de maneira muito eficiente, mais do que isso ainda, atende seu transporte diário, estaciona em um shopping, viaja com ela. Como você usa ela para carregar coisas para sua propriedade porque não ter um caminhão se for o mesmo valor? Com ele você pode carregar muito mais coisas o espaço dele é muito maior, então porque não ter esse caminhão para usar no dia a dia, porém certamente ele lhe trará outros pontos 'negativos' quanto ao tamanho.

Essa é só uma comparação com itens do nosso dia a dia para você entender a diferença e pegar algo muito maior para algo realmente necessário. Um sistema menor, que lhe atenda em sua plenitude vai ser muito mais funcional e simples do que um sistema completo, complexo que pode funcionar porém você utilizará 10% de suas possibilidades. 

Além disso é muito importante pensar no sistema e pensar em sua realidade. Você possuí uma equipe especializada para isso? Você tem quem vai utilizar o sistema em conjunto com você ou você precisará contratar mais mão de obra para poder cadastrar tudo no sistema e manter ele atualizado, quanto mais funções mais conteúdo e trabalho para mante-lo.

Por essas e outras que em nossas consultorias indicamos que o cliente comece de forma simples para evoluir o sistema com o tempo.


Seu sistema precisa evoluir! 

É isso mesmo, seu sistema ou site precisa evoluir e essa evolução não parte só da parte visual, trocar cores, deixar mais bonito ou trocar imagens, a evolução parte de inúmeros locais e funções que você pode atribuir a seu sistema. 

Pensando em um site de leilão. Se você no site da sua leiloeira tem um cadastro de agenda de leilões, contatos e informações, porque não evoluir ele (mesmo que seja fazendo outro projeto) e adicionar por exemplo lotes a este leilão. Já tem os lotes? Que tal então adicionar uma funcionalidade simples de TENHO INTERESSE, para que os usuários e clientes possam enviar um contato direto pelo site para demonstrar interesse naquele lote, ou se já houver isso, que tal evoluir mais ainda adicionando uma funcionalidade realizar lance, funcionalidade esta que já trás outras agregadas como painel, minha conta etc, porém que deixa o projeto muito mais robusto, isso é uma evolução faseada do sistema.

Seu sistema nada mais é que um centro de tratamento de dados do seu negócio e você saber trabalhar e usufruir desses dados é o ponto chave para uma evolução satisfatória do seu sistema. Você trabalha diariamente com seu sistema e sente que algo poderia ser melhorado, isso é uma possível evolução, comente com seu desenvolvedor seja ele a General ou não e explique seu problema, quando citamos PROBLEMA não quer dizer que algo não funcione, ou algo ruim, mas sim algo que exista uma problemática envolvida na qual necessite de uma melhor solução para o caso, ou seja, algo que possa ser modificado para ficar melhor! 

Dito isso é importante e interessante você visualizar que você precisa tornar seu sistema algo crescente e não algo que você adquiriu e deixou lá usando todo dia.


Você precisa de um sistema? 

Mas então, você precisa ou não de um sistema para o agronegócio? Isso não somos nós que vamos responder para você, aqui nosso dever é esclarecer e explicar para você, para que você mesmo possa visualizar suas necessidades e consequentemente saber se precisa ou não. Afinal empresas de software e desenvolvimento sempre vão procurar lhe ofertar e dizer que você precisa, mas a real necessidade tem que partir de você!


Nós da General sabemos o quanto um sistema é importante e como ele te auxilia no dia a dia, porém não vamos lhe "vender" algo pronto para você não usar, nossos clientes em sua grande maioria tem uma necessidade tecnológica na qual podemos suprir em conjunto!

Aqui não entramos em termos técnicos e nem em funcionalidades específicas, foi somente um panorama geral para você entender necessidades e conceitos. Mas estamos a disposição para agendar um atendimento e consultoria específica para você!

Clique aqui e entre em contato conosco!

LG Trevisani Mascarenhas
Sobre o autorLG Trevisani MascarenhasSócio Diretor da General, trabalha com criação desde 2006 atuou na área de Publicidade e Propaganda trabalhando com impressos e publicidade, deixou o offline para se dedicar somente ao digital. Formado em Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Pós-Graduado em Design Cognição e Mídias.