BLOG

Filtrar
16 de maio de 2022

Preciso evoluir meu site de leilão

Como você já deve saber a General é uma empresa Especialista em Sistemas e Sites do Agronegócio, sendo ainda mais específico em Sites e Sistemas de Leilão. Temos um know-how de mais de 10 anos de mercado nessa área trabalhando com grandes players de mercado de leilão de gado entre outros. 

Nesse tempo tivemos várias experiências em vários projetos, com tipos diferentes de leilão, vimos inclusive a evolução do leilão presencial para o leilão virtual, além da criação de outras modalidades como o pré-lance, o shopping e finalmente a venda direta online. Tivemos também projetos específicos com regras de negócio únicos.

Com certeza sabendo disso você procurou a General, e quer entender como pode evoluir seu site de leilão? Vamos lá!

Vamos citar alguns pontos para fazer você pensar e comparar com seu projeto e o andamento do seu negócio digital, afinal ninguém melhor do que você para saber se precisa ou não evoluir ou trocar algo em seu projeto.


Evolução é necessária em qualquer meio!

Antes de citar qualquer funcionalidade é válido salientar que qualquer projeto, seja ele de leilão, seja ele de fazenda, ou do seu negócio mesmo de modo geral é importante evoluir, seja uma evolução de layout ou uma evolução técnica especialmente relacionado a segurança. 

Como a tecnologia esta em constante evolução e com isso as linguagens de programação também, a tendência é que haja uma evolução desta ferramenta e logo poderá perder o suporte ainda mais dependendo do tipo. Por isso nós indicamos sempre você saber qual linguagem escolhe para seu projeto, por exemplo: nós da General trabalhamos com o PHP e não é só por opção, mas sim pelo suporte e evolução da linguagem ao longo dos anos, sabemos que é uma linguagem estável e que esta em constante evolução porém por ser muito difundida há mais suporte.

Nós evoluímos como pessoas porque não deveríamos evoluir nossas ferramentas de trabalho!


Pontos a serem evoluídos


EVOLUÇÃO DO LAYOUT

Há quanto tempo o layout do seu projeto não é modificado. Esse é o primeiro ponto que deve-se levar em consideração, por mais que as funcionalidades do projeto sejam o coração e o item mais importante, o layout é a cara do seu projeto e mais do que isso é o item que mais impactam seu cliente afinal o cliente acessa o site e vê que o layout foi modificado se as funcionalidades são as mesmas porém o layout foi alterado para o cliente é algo novo!

Por isso o primeiro ponto a ser levantado é há quanto tempo você não modifica o visual do projeto. 

Alguns pontos a se considerar evoluir o layout e visual do projeto:

- Amplitude • deixar o projeto mais amplo, aproveitando uma área útil maior no computador e celulares;

- Responsividade • fazer com que seu projeto se ajuste de forma orgânica em vários dispositivos;

- Estética • ajustar a estética visual do projeto, deixar com um estilo visual mais atrativo mais condizente com os dias atuais;

- Navegação / Acessibilidade • melhorar a navegação do usuário é algo extremamente necessário, deixar um link mais atrativo, mais acessível e funcional;

- Relevância • ajustar questões de relevância, você sabendo que seus clientes procuram mais uma informação específica porque não modificar e colocar em destaque;


NAVEGAÇÃO, ACESSIBILIDADE E ARQUITETURA (UX DESIGN)

Este é um ponto que muitas vezes você acaba não considerando, porém é extremamente relevante e importante. A navegação e acessibilidade é oque faz o usuário se manter no seu site, e conseguir fluir entre as sessões, links e todas as informações o tal do UX Design é essa estruturação adequada para o usuário, de modo geral e sucinto. 

É muito importante evoluir a navegação do projeto, a quanto tempo seu projeto é o mesmo e a navegação é igual. Por um lado o usuário esta habituado em navegar naquilo, porém ele já sabe onde ir, já tem o passo a passo do que precisa e onde buscar, mas por outro lado dessa forma você não 'retém' seu acesso, ou seja, ele vai faz oque precisa e logo sai do projeto, não é algo ruim, porém você perde que ele veja coisas novas ou acesse áreas que poderia lhe interessar.

A navegação mudou muito ao longo dos anos, com novas resoluções, com novos dispositivos, atualmente uma navegação para celular é diferente de uma navegação para um computador, porém ambos devem ser coeso e funcional. Hoje utliza-se muito elementos fixados na tela aos quais precisam de mais destaque, como um ícone de whatsapp por exemplo algo que não se fazia a tempos atrás, mas na contramão disso deve-se atentar para não manter muitos elementos fixos na tela na navegação mobile já que a área útil é muito menor.

Pensando nisso tudo, a quanto tempo seu projeto tem a mesma cara e navegação?

Ah! é importante destacar também que quando você refaz um layout e consequentemente refaz toda parte de HTML, CSS e JS do seu projeto sendo ele bem feito e estruturado ele ganha uma nova relevância no Google e em dispositivos de busca, afinal os robôs de busca conseguem ver que o mesmo foi atualizado e modificado logo dando mais destaque para aquele projeto que é renovado e modificado mostrando estar em evolução.


FUNCIONALIDADES E FERRAMENTAS

Do mesmo modo que citamos a parte de usabilidade, de navegação e consequentemente de layout precisamos citar a parte de ferramentas e funcionalidades é algo que fica meio que "por baixo dos panos", já que é a parte de programação e o usuário não chega a ver diretamente, logo não sabendo da devida importância porém isso é oque faz todo projeto ser funcional, todo projeto ter seu diferencial, seu destaque e mais do que isso, muitas vezes ter sua rentabilidade a partir daqui.

Alguns pontos a se considerar evoluir nas questões de funcionalidades do projeto:

- Interação • quanto seu projeto tem de interação com os clientes/usuários, é muito importante fazer eles usarem a ferramenta;

- Automação • seu site ou sistema faz tarefas automatizadas, ou seja, tem uma programação que consegue fazer ele trabalhar por conta em alguns níveis;

- Facilidade • fazer funcionalidades e ferramentas que tragam facilidade de utilização para você e seus clientes;



Conclusão. Seu site ou projeto trabalha para você?

Parece uma frase estranha dizer se seu site trabalha para você? Mas isso é muito claro e real! 

Um site ou um projeto digital não pode ser pensado para ser só "seu lugar na internet" para isso você possuí as redes sociais, onde usuários vão consultar e saber de forma 'social' sobre você ou sua empresa, se você tem um projeto digital você tem que fazer com que ele tenha ferramentas e usos para que ele realmente trabalhe para você.

Se é um site institucional na qual apresenta seus produtos, porque não pensar em uma solicitação de orçamento, ou se você trabalha com leilões mesmo, porque não dar o benefício do acesso online a seus clientes para que eles possam acessar informações financeiras ou até mesmo pagar diretamente pela sua ferramenta ou indo além e se sua ferramenta de leilão tem uma dinâmica diferenciada do mercado porque não aplicar ela online!

Ou seja, uma coisa é certa você precisa pensar na ferramenta digital como algo que contribua para você e sua empresa e mais do que só relacionado a marketing e divulgação mas sim como ferramenta útil no dia a dia para otimizar seu trabalho e trazer facilidade a seus clientes.



A General trabalha com desenvolvimento de projetos personalizados e fazemos consultoria para a definição e estratégia de projetos digitais, caso possua um gargalo ou problema em sua empresa ou negócio e deseja torna-lo digital, venha conversar conosco apresente seu fluxo de trabalho e vamos trazer ele para o online! 


LG Trevisani Mascarenhas
Sobre o autorLG Trevisani MascarenhasSócio Diretor da General, trabalha com criação desde 2006 atuou na área de Publicidade e Propaganda trabalhando com impressos e publicidade, deixou o offline para se dedicar somente ao digital. Formado em Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Pós-Graduado em Design Cognição e Mídias.