BLOG

Filtrar
19 de maio de 2022

Lançamos o maior e mais robusto projeto de leilões!

Esse mês a General fez um dos maiores lançamentos dos últimos tempos, um projeto robusto com tecnologias novas, funções específicas e uma manutenção com planejamento de evoluções bem elaboradas! 

É um projeto que nos orgulha muito no ponto da tecnologia e de funcionalidades, além do layout e usabilidade. Com isso querermos apresentar para vocês, e te convidar a conhecer alguns detalhes e funcionamento deste projeto. Por outros lados, alguns pontos são sigilosos específicos da empresa, mas só o que iremos abordar aqui já será possível ter uma ideia da grandiosidade desse projeto.


Para começar uma breve introdução de quem é a Connect Leilões, caso você não conheça, a Connect é uma leiloeira daqui de Londrina-PR, com profissionais com mais de 30 anos de experiência com leilões rurais. Como as grande leiloeiras, a Connect Leilões também organiza todo seu evento, provendo inclusive plataformas digitais de venda agora com a parceria com a General, antenada com o mercado agropecuário, sabendo da importância de ter um projeto digital robusto e funcional com uma empresa especializada.

O PROJETO!

Agora com o subsídio de informações sobre o cliente, vamos ao projeto. 

Este foi um projeto desafiador, não tanto pelas funções, afinal a General trabalha a mais de 10 anos no ramo de leilões virtuais, e fazer sistemas de leilão virtual esta em nosso DNA, temos muito know-how para isso, pois desenvolvemos dos mais simples aos mais complexos. Os desafios desse projeto foram principalmente a robustez de todo o projeto aliado ao prazo para criação e desenvolvimento.


O INÍCIO

O início do projeto como grande parte dos projetos começa-se com uma reunião para levantar necessidades e a Connect Leilões tinha necessidades bem específicas, principalmente quanto ao painel de atendimento direto do operador, primeiro porque eles possuem uma dinâmica inicial de leilão um pouco diferente e consequentemente mais segura mas ao mesmo tempo nenhuma ferramenta realizava essas validações que eles necessitavam, com isso eles já haviam um wireframe e um mockup de como desejavam que fosse esse painel.


EM ANDAMENTO

A criação foi acompanhada de perto por eles, e como todo projeto da General, foi criado todo o layout para alterações, correções e ajustes para aprovação e validação antes de por a mão em qualquer linha de código houveram vários ajustes, várias reuniões, até alinhar toda a parte de UX DESIGN do projeto e chegar em um resultado satisfatório.

A área de leilão ao vivo inclusive foi um dos maiores desafios para a equipe de design, pois haviam vários retornos diferentes entre cliente aprovado/recusado à participar do leilão, lance validado, lance recusado, sistema de porteira, entre outras regras do leilão. Além disso também foi criado um esquema no UX (user interface) no qual a área de vídeo do youtube que esta sendo transmitido tem possibilidade de dois comportamentos diferentes, no comportamento padrão o vídeo e a caixa de ações do usuário ficam lado a lado, já no comportamento flutuante o video fica quase 100% da tela deixando as informações de navegação e interação disponíveis e afixadas na lateral do site em uma aba flutuante, sendo exibida conforme as ações do usuário. 


O link de AO VIVO só é exibido caso haja um leilão sendo transmitido. Caso o leilão esteja ao vivo, haverá um player do Youtube e essas opções abaixo para o usuário poder escolher o tipo de layout que deseja, todo na tela lado a lado com o player tamanho um pouco menor ou o flutuante na lateral com player maior dando mais destaque ao vídeo, abaixo colocamos os 2 exemplos lado a lado para você conhecer:







Essa foi uma sugestão da equipe de Design da General para que o cliente da Connect Leilões possa ter a liberdade de priorizar em sua navegação no site o video ou as informações.


Aliás essa área do Leilão AO VIVO também é uma área que teve um grande impacto para a equipe de desenvolvimento onde foi criado um servidor específico para captar esses lances utilizando a tecnologia de websocket, para uma interação direta entre o operador e os clientes, sendo o painel do operador uma 'obra de arte' à parte, na qual infelizmente não podemos exibir aqui, mas podemos lhes dizer que nessa tela o operador acompanha todas as ações e interações do lote que esta sendo leiloado, acompanha inclusive a quantidade de usuários que estão assistindo e acompanhando o leilão do APP ou do SITE, já que ambos foram desenvolvidos para integrar com essa tecnologia e pela Agencia General.

Essa etapa inclusive foi uma etapa tão bem elaborada e executada que nosso Diretor de Desenvolvimento documentou em um UML bem elaborado o fluxo antes de realizar o desenvolvimento. Abaixo colocamos o início do processo para você ter uma noção do tipo de documentação que a General trabalha, porém como disse, isso é o início do processo. O documento todo tem pelo menos 7x o tamanho deste que esta sendo apresentado:



Como citado a tecnologia websocket faz essa interação entre o cliente, o servidor e o administrador em tempo real, validando lances, aprovações e gerando os retornos diretos aos clientes para saber de suas compras e lances!


Seu site de leilão conta com uma estrutura tão elaborada assim? Que tal ter algo do gênero para você entre em contato conosco!


Outra funcionalidade bem interessante que foi empregada no projeto da Connect Leilões é a integração de todo o site/aplicativo/sistema com o Telegram, onde ações prioritárias e importantes realizadas nos projetos notificam a equipe/grupo da Connect Leilões, trazendo assim muito mais agilidade para atendimento e outros meios, isso de maneira 'gratuita' ou melhor a General realizou a integração com o telegram sem nenhuma intermediação de ferramentas de terceiros, monitorando e mantendo essa integração de maneira funcional. 

A integração foi de tão grande utilidade, que já estamos em processo de validação para implementação da mesma funcionalidade com Whatsapp, podendo enviar notificações de lance superado, novas compras, novos cadastros, tudo sem a intermediação de terceiros.

Essa evolução e função ainda abre oportunidades de negócios diferenciadas para a Connect Leilões, podendo trabalhar inclusive uma área de marketing direto via grupos do Telegram para seus clientes e interessados. 


Ah! Não poderíamos esquecer de comentar de uma função diferenciada e não menos importante que foi implementada e já esta funcional nos dispositivos Android e em breve estará disponível para iOS dentro das limitações de cada plataforma, é claro. Essa é a função é a de notificação push com imagem abaixo você pode conferir como fica essa notificação em um dispositivo Android para ver o diferencial que essa funcionalidade apresenta além do benefício desta função para o projeto, agora o cartaz do leilão pode ser enviado junto com a notificação que um leilão irá iniciar ou esta ativo! Há inúmeras aplicações basta a equipe de marketing trabalhar como desejar.


Claro que essas funções são a parte que nos deixou mais animados em por a mão na massa, afinal somos técnicos, desenvolvedores e criativos, e é esse tipo de trabalho diferenciado e bem aplicado que faz todo o diferencial na ferramenta e no projeto, ver o projeto funcionando com tanta maestria e sendo realmente utilizado pelo cliente é nossa satisfação!


A CONCLUSÃO 

Infelizmente aqui não conseguimos passar toda a grandeza desse projeto até pelas partes e áreas sigilosas que contém, porém podemos trazer abaixo algumas funcionalidades que o projeto contempla hoje e você conseguirá ter uma breve noção do tamanho deste projeto:

- Agenda completa de leilões;

- Cadastro de Leilões do tipo Pré-lance;

- Cadastro de Leilões do tipo Presencial;

- Cadastro de Leilões do tipo Shopping;

- Cadastro de Leilões do tipo Virtual;

- Cadastro de Vendas Direta;

- Carrinho de Compras direto para o leilão;

- Cadastro Completo de Leilão com Genealogia, Fotos, Vídeos e Lotes;

- Cadastro de Lotes através de integração via painel;

- Cadastro de Clientes;

- Validação de Clientes (aprovado, recusado, aguardando, vip);

- Validação para lance em leilões;

- Sistema de lance em leilões pré-lance ou virtual;

- Sistema de lance e validação AO VIVO

- Cadastro de múltiplos canais/leilões ao vivo

- Área de Minha Conta para Histórico de Lances do Cliente;

- Blog e Notícias;

- Área de Publicidade e Parceiros;

- Notificação para equipe através do Telegram;

- APLICATIVO ANDROID E IOS incluindo todas as funções citadas;



O QUE VEM PARA O FUTURO

A Connect Leilões tem um planejamento e conta com uma manutenção direta da General, as evoluções são inúmeras, além é claro de ajustes e correções pontuais que possam surgir. Além de tudo isso citado acima ainda há o planejamento de um sistema interno para gerenciamento financeiro, comercial e operacional, mais funcionalidades no aplicativo e até mesmo mais validações de usuários e lances. Outro ponto a se tratar como evolução são ferramentas adicionais de marketing como o Telegram e Whatsapp já citado anteriormente e o Email Marketing a partir da ferramenta interna.

É muito importante destacar que para o futuro de um projeto além de evoluções pontuais já pensadas, há muito o que se validar em uso e evoluir! 

Como costumamos dizer em nossos artigos, o projeto digital não pode "estagnar ou morrer" porque esta ativo e funcional no ar, ele tem que ser algo evolutivo e estar em constante modificação e não esperar que uma tecnologia seja descontinuada para realizar uma troca ou evolução, se um projeto é realmente mantido com manutenção funcional ele perdura por muito tempo evitando assim investimentos futuros desnecessários.


Quer ter um projeto funcional e evolutivo como a Connect Leilões possuí atualmente? Venha conversar conosco teremos o maior prazer em atende-lo!

Contate-nos pelo formulário de nosso site.

Ou aqui pelo Whatsapp da General.

LG Trevisani Mascarenhas
Sobre o autorLG Trevisani MascarenhasSócio Diretor da General, trabalha com criação desde 2006 atuou na área de Publicidade e Propaganda trabalhando com impressos e publicidade, deixou o offline para se dedicar somente ao digital. Formado em Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Pós-Graduado em Design Cognição e Mídias.