SiNCORE - Desenvolvimento de sistemas, sites, lojas virtuais e aplicativos personalizados

Publicações

26 de janeiro de 2017
Produtividade - Sua vida na nuvem
Hoje temos a nossa disposição uma infinidade de apps (tanto na web como nos smartphones) que chega a ser difícil acompanhar os lançamentos, testar e utilizar da melhor maneira cada produto. Vou compartilhar aqui alguns apps e como utilizá-los de maneira a ser mais produtivo e conseguir melhorar sua organização e agilidade.

Para escolha desses apps foi levado em consideração sua disponibilidade em todas plataformas e todos possuem planos grátis, que já são mais que suficientes para melhorar seu desempenho. Depender de um app exclusivo de um sistema é tolice, pois você ficará preso àquele produto/tecnologia.

Vamos lá!

1. Gmail

O modo como você lida com seus e-mails impacta diretamente à sua produtividade. O Gmail revolucionou os clientes de e-mail web tanto pela sua capacidade de armazenamento como pelo modo como lida com eles.

O Gmail trata os e-mails como conversas, agrupando os de mesmo assunto numa linha temporal. Facilmente você consegue acompanhar os e-mails anteriores relacionados ao mesmo assunto. Sua busca é muito eficaz, permitindo localizar e-mails antigos rapidamente.

Com isso a uma excelente maneira de gerenciar seus e-mails é através do conceito "Caixa de Entrada Vazia".

Deixe somente na caixa de entrada os e-mails que estão sendo tratados, que você precisa fazer alguma ação antes de responde-lo ou resolvê-lo. Dessa maneira você tem uma visão de maneira clara sobre os assuntos pendentes.

Além disso você pode trabalhar com marcadores como melhor lhe convier e utilizar o Gmail como um cliente de todas suas demais contas.

Outra coisa importante é utilizar seu Gmail como sua principal fonte para armazenar seus Contatos. Completo e prático, você pode adicionar uma infinidade de campos e ainda é facilmente sincronizado com qualquer smartphone. Você jamais perderá seus contatos por trocar de chip ou de aparelho.

2. Evernote

O Evernote é poderosíssimo. Anote tudo o que precisar, guarde informações importantes, artigos para ler mais tarde, criar listas e até anexar fotos e arquivos às suas notas.

Como dizem diversos autores, uma pessoa de sucesso faz anotações, e o melhor app para isso sem dúvidas é o Evernote.

Você pode criar cadernos para separar e organizar melhor suas notas e além disso o app possui uma busca fantástica, sendo muito fácil resgatar uma anotação.

3. Google Drive ou Dropbox

O propósito da utilização de um desses apps e sincronizar e ter sempre à mão seus arquivos. Documentos, planilhas, arquivos de vídeo ou áudio, enfim, tudo o que você possui como "arquivos pessoais".

Não deixe salvo na pasta "Meus Documentos" em seu desktop. Utilize um serviço desse e jamais se preocupe com backups quando precisar formatar ou trocar de máquina.

Você pode até utilizar os dois, mais o One Drive também, para evitar de ter de pagar um plano e organizando os serviços por tipo de arquivo.

4. Google Calendar

O Google Calendar volta a ser o principal app de agenda, após a extinção do Sunrise pela Microsoft (que vai agregar suas funcionalidades no Outlook).

Crie agendas separadas para cada tipo de compromisso (pessoal / profissional), anote datas importantes, vencimentos das principais contas que você paga e prazos para entregas e tarefas.
O Google Calendar também sincroniza e exibe automaticamente as datas de aniversários e datas especiais cadastradas nos contatos do Gmail!

Ele ainda possui agendas públicas onde você consegue adicionar ao seu calendário datas de diversos eventos esportivos, feriados nacionais e outras astronômicas.

5. Trello

Este é o app para quem deseja sair da ideia, do papel e passar a realizar!

Você pode criar quadros e listas como bem entender, seguindo diversas teorias de GTD (Get Things Done), Projetos e ToDo’s.
A dica para este app é utilizar um quadro individual para projetos grandes e um quadro para atividades de rotina.
Para os projetos grandes você pode organizar as listas por etapas do projeto e uma lista com as tarefas já realizadas.

Para o quadro pessoal recomendo a seguinte configuração: uma lista para cada lugar onde você passa mais tempo, e separe o tipo de atividade pelas etiquetas. Cadastre as atividades na lista onde você poderá realizá-la. Por exemplo, se você precisa ligar para um encanador resolver um problema na sua casa, crie esta atividade na lista do lugar onde você estará no horário comercial e marque com a etiqueta relacionada às suas atividades pessoais. Porque você só poderá buscar e falar com um encanador no horário comercial. Não adianta nada lembrar disso somente quando estiver em casa, se o momento para resolver é no horário comercial.

Além disso crie uma lista de título "ALGUM DIA/TALVEZ" para registrar ali alguns sonhos ou vontades para que esteja sempre em seu radar, e obviamente uma lista para as tarefas realizadas. Pode ser importante ter de voltar a alguma tarefa para ver alguma anotação ou algum arquivo anexado a ela.

O Sunrise tinha uma integração nativa com o Trello, onde as datas de conclusão das tarefas iam automaticamente p/ sua agenda. Isso vai faz falta no Google Calendar, onde é importante você registrar manualmente mesmo para sempre acompanhar seus compromissos.

6. Cubby

O Cubby é um serviço de sincronização de pastas entre diferentes máquinas. Simples e mágico. Muito útil quando precisa da mesma informação disponível em desktops diferentes ou também mantê-los sincronizados na nuvem.
Uma dica muito útil para este serviço é sincronizar sua área de trabalho com a nuvem. Como recomendado anteriormente mantenha seus arquivos nos Google Drive ou Dropbox e os arquivos em que está trabalhando no momento, que estão na área de trabalho, sincronize com o Cubby. Um grande segredo dele é que você pode facilmente restaurar um arquivo que foi apagado sem querer em sua máquina.
Conteúdo Bônus: Entretenimento

Aqui vai uma rápida lista de serviços para ter também seu entretenimento disponível em qualquer plataforma:


7. Google Photos – sincronize suas fotos com qualquer dispositivo e ainda com espaço ilimitado
8. Spotify – a era de baixar mp3 ou ripar CD já acabou!
9. Steam – tenha seus jogos sempre na nuvem, disponíveis para baixar e instalar quando quiser! Vários jogos sincronizam seus saves para continuar a jogatina de qualquer máquina.


Se você utilizar os apps recomendados e seguir essas dicas sua vida estará na nuvem, e você não se importará mais com trocas de máquinas ou smartphones. Seus dados jamais serão perdidos e estarão sempre à mão!
Conhece ou utiliza algum outro? Tem uma maneira especial de utilizar um app que te aumenta produtividade? Compartilha com a gente!
Voltar