SiNCORE - Desenvolvimento de sistemas, sites, lojas virtuais e aplicativos personalizados

Publicações

14 de setembro de 2016
Como contratar um projeto digital site, e-commerce, blog, app entre outros!
As dicas deste artigo são para serem aplicadas de modo geral em projetos digitais e não somente conosco da SiNCORE, indiferente do projeto ou produto é interessante saber quais suas reais necessidades para desta forma poder comparar valores e posteriormente analisar os diferenciais.

Considerar seu projeto ou produto a ser adquirido

Antes de qualquer contratação é muito importante você saber qual o tipo de produto você deseja adquirir, suas peculiaridades e especificações.

Claro, caso seja uma empresa, loja virtual ou até mesmo produto novo e inovador é interessante ter um plano de negócios e as demais orientações que já conhecemos para iniciar um negócio. Porém caso não tenha estruturado tudo tente procurar conhecer o máximo possível do seu projeto para que você consiga realizar um orçamento semelhante em empresas distintas para assim saber contratar seu projeto / produto. Aqui vão algumas dicas:


 - Aconteceram algumas vezes nestes anos de empresa(s) de perder concorrências e orçamentos por causa muitas vezes do cliente não ter um escopo definido e solicitar um site extremamente elaborado. Porém quando vamos ver o site publicado por um concorrente é uma One-Page simples só com um formulário sem nada mais, um produto que não atende nem 20% do que nos foi passado e logo pensamos: Poxa! Se fosse isso eu faria no valor que ele queria! Até de graça!



Neste caso citado acima a culpa foi de quem?
O cliente que não sabe exatamente o que deseja para seu projeto?
O comercial da outra empresa que fugiu ao escopo?

Uma situação complexa e delicada né?!
Particularmente prefiro não opinar de quem foi o erro ou acerto. Mas, posso fazer algumas interpretações:

1 - O comercial foi esperto em vender um produto simples que te atende mais ou menos, afinal, você já fez um investimento mesmo que mínimo e posteriormente terá que investir denovo e provavelmente irá "desperdiçar" o projeto anterior que não foi pensado para crescer e desta forma a empresa já terá recebido e o comercial cumpriu sua parte e ganhou sua comissão, atendendo o escopo do seu projeto ou não.

2 - O cliente as vezes nem soube ou imaginou que o projeto seria tão simplório.

3 - O cliente pode ter ido pelo menor investimento mesmo, sem pensar nas consequências.

4 - Todas as alternativas anteriores....risos..

Por isso comentamos que é muito importante você ter foco e entender bem o que deseja assim você pode fazer os orçamentos semelhantes e compara-los conseguindo entender o que estão lhe vendendo e dessa forma saber interpretar os diferentes valores passados nos orçamentos.

Vamos pensar que você quer uma cadeira. Simples né! Afinal você só quer uma cadeira e todos sabem o que é uma cadeira, porém existem alguns detalhes que determinam qual será a cadeira que você irá comprar certo?Bom, vamos começar as analogias...rs

Essa cadeira que você deseja é para a sala ou para o escritório?

Ela pode ser para a sala e para o escritório?

É uma cadeira para a varanda?

Não, ela é somente uma cadeira para sala e será somente utilizada na mesa de jantar!

Opa! Já temos uma orientação melhor certo, agora veremos:

Se essa cadeira é para mesa de jantar ela necessita de braços? Qual material é necessário algum que dure mais, que lhe agrade ou com menor custo? Precisa ter um toque de design ou não?

Mas LG, afinal não é só uma cadeira porque tudo isso pra que tanta pergunta eu só pedi uma cadeira!

Essas foram somente alguns pequenos exemplos para ilustrar que uma cadeira pode ter "N" variações e que todas essas variações impactam em valor, qualidade, durabilidade e vários outros fatores determinantes.

Sei de pessoas e empresas que não nos contrataram pois fomos "chatos e complicados" na hora do contrato e entendimento do projeto, pessoas que sequer sabiam responder questões sobre seu projeto, só sabiam falar eu quero um site. Porém quando surgiam as questões nem eles sabiam o que queriam, desta forma como vamos fazer um produto satisfatório atendendo exatamente o que deseja se nem a pessoa sabe o que quer!

Muitos destes hoje tem um site que é exatamente o mesmo desde 2010 sem função nenhuma e sem entender porque fez o investimento.

Agora pensando diminuindo um pouco a analogia e trazendo para o produto digital em questão, você entende as peculiaridades que seu projeto necessita?

Claro, entendemos que nem todas essas questões as vezes já estão solucionadas por isso é de extrema importância que você troque vários e vários emails, telefonemas e até mesmo reuniões presenciais com seus possíveis fornecedores digitais para que o conhecimento e análise de processos deles colaborem com suas idéias, de forma semelhante a uma consultoria mesmo, caso você esteja lidando diretamente com o Comercial da empresa procure fazer perguntas com cunho mais técnico e caso o mesmo diga que irá consultar a equipe "ótimo" ele quer o melhor para o seu projeto, caso isso não ocorra mas você sinta propriedade no que ele esta orientando com referências, similares muito legal ele tem mais conhecimento para lhe orientar, agora caso ele esteja tratando somente de valores fique esperto e procure fazer uma visita as vezes falar com alguém da área técnica é interessante caso seu projeto seja um pouco mais complexo.

Algumas questões que podemos levantar e que você respondendo já lhe ajudará a construir o escopo de seu projeto:

Você deseja um projeto digital porque?

Só porque seu concorrente possuí ou você tem uma necessidade a ser suprida com ele, seja somente divulgar e ter um produto com seu nome ou até mesmo para ter melhor interação com seu público.

Precisa ser o melhor e maior projeto da internet?

Claro que queremos sempre o melhor, porém será que é realmente necessário? As vezes é interessante começar com um projeto mais em conta e enxuto para analisar mercado, concorrentes, clientes enfim necessidades para posteriormente ter algo mais elaborado e robusto.

Pode acreditar o comercial procurará lhe vender o projeto mais completo possível, porém é importante você ter em mente o que precisa para não extrapolar seu orçamento e começar com o que você realmente irá trabalhar.

Com o que você solicitou, você dará conta de mante-lo?

Muitos acham que colocar um site no ar é só publicar e pronto ele se venderá sozinho e irá se manter sozinho, mas não é bem assim!

Caso você coloque uma área de notícias por exemplo você terá tempo para escrever essas notícias, caso não tenha tempo para isso e nem um profissional específico para que colocar? Só para as datas das notícias ficarem antigas e seu cliente achar que o site esta "esquecido" quando acessar seu site. Essa por exemplo é uma questão que se enquadra em você precisar do melhor e maior projeto.

Certo, vamos utilizar o exemplo que você deseje um site então.

Quais funcionalidades haverá nesse site?

Quando digo funcionalidades podemos sim traduzir qual a função deste site e mais detalhadamente quais ser

- tipo do projeto

- locação ou compra

- código próprio ou open source

- conclusões



Voltar