BLOG

Filtrar
07 de julho de 2017

Automação em Processos Digitais, você sabe o que é?

Você deve estar se perguntando Automação em Processos Digitais, ah! Mais um termo inventado para impressionar clientes e deixar a fonética mais bonita.

Bom, vou lhe mostrar que não é bem assim, na realidade ainda não nos adaptamos totalmente com este termo porém este "termo" é o único que conseguimos encontrar para descrever o serviço principal da General.

Opa! Fique tranquilo não vai ser um post para vender serviços da Agência General não, mas sim um artigo para explanar este termo e quem sabe até mesmo o segmento deste serviço!


Vamos lá! Para começar essa publicação acho válido começar citando o significado literal de cada uma dessas palavras que compõe o termo: Automação em Processos Digitais.


AUTOMAÇÃO
Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Em seu uso moderno, a automação pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um dado processo, combinados com retroação de informação para determinar que os comandos sejam executados corretamente, frequentemente utilizada em processos antes operados por seres humanos, é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Fonte: Lacombe (2004)


PROCESSOS
Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. Em gerenciamento de processos (também apelidado BPM), o processo de negócio é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do processo. Insumos são matérias-primas, produtos ou serviços vindos de fornecedores internos ou externos que alimentam o processo. Os resultados são produtos ou serviços que vão ao encontro das necessidades de clientes internos ou externos.


DIGITAL
A palavra digital tem origem no latim digitus (palavra latina para dedo), uma vez que os dedos eram usados para contagem discreta. O seu uso é mais comum em computação e electrónica, sobretudo onde a informação real é convertida na forma numérica binária como no som digital ou na fotografia digital. Pode ser dita como: uma representação da informação de forma abstracta (intocável), a qual pode ser manipulada por meio de dispositivos digitais, ou a forma de representação por valores lógicos e exactos, de qualquer tipo de dado.
Tocci, R. 2006. Digital Systems: Principles and Applications (10th Edition). Prentice Hall. ISBN 0131725793


Nas descrições acima é possível notar que ao ler cada uma destas palavras separadamente porém sequencialmente já fica simples relacionar ao tipo de serviço prestado pela General e entender o que iremos abordar neste artigo.

Há tempos nós da General trabalhamos com Soluções Digitais, utilizando este termo em nossas abordagens e divulgações, este é um termo amplamente difundido e muitas outras empresas também utilizam essa denominação por ser muito abraagente à serviços prestados para internet.

Soluções Digitais sim, se enquadram na maioria das Agências Digitais afinal elas apresentam soluções como o Desenvolvimento de Sites (mesmo que estes sejam com plataformas prontas e/ou gratuitas), Gestão e acompanhamento de Redes Sociais, Adwords, SEO, Criação para o Digital, Hospedagem entre outros serviços prestados diretamente para a internet.

Nós da Agência General também prestamos estes serviços para internet além de realmente Agenciar empresas no ambiente Digital e não só prestar estes serviços "básicos" de internet como "fazer sites" por isso utilizávamos o termo Soluções Digitais para compor e explicar melhor o serviço principal da General que são sistemas e produtos digitais totalmente personalizados.


Desta forma surgiu o termo:

AUTOMAÇÃO EM PROCESSOS DIGITAIS

Isto surgiu depois de uma conversa com um cliente de longa data, que comentou que, o que fazemos não é somente uma Solução Digital mas sim uma Automação de Processos dentro de empresas para desta forma otimizar ganho em tempo e/ou custo para atividades específicas.

Justamente por isso o "termo" Automação em Processos Digitais aborda estes três pilares de serviços da Agência General que nada mais é que automatizar tarefas de forma digital para otimizar processos específicos dentro de empresas.

Assim com esse pequeno panorama conseguimos explicar de forma direta e sucinta o principal produto da General.



Agora, para você que deseja entender ainda mais que tal alguns exemplos?

A Programa Leilões cliente General, possuí vários projetos digitais, o site institucional que com o tempo e necessidade acabou tornando-se um portal informativo de seus leilões com hot-sites específicos criados para cada leilão com cores, imagens e informações de forma dinâmica otimizando assim os sites dos leilões para seus clientes, isso já é um grande diferencial para um site. Eles também tem um sistema de leilões online com pré-lances realizados diretamente no site que são convertidos em benefícios no momento do leilão presencial, só isso já torna o site uma ferramenta digital que otimiza trabalho e consequentemente trás retorno financeiro de modo presencial.

Mas a Automação em Processos Digitais como citamos anteriormente vai muito além de um site.

A própria Programa Leilões por exemplo, fechou parcerias com empresas para poder oferecer pagamento via cartão de crédito com parcelamentos diferenciados dos comuns 12x nas quais estamos acostumados e fazer os parcelamentos iguais aos realizados em seus leilões assim começou a acumular maquinetas de cartão de crédito de cada promotor, afinal para cada um é necessário ter o seu número chave, assim ficando presos a realizar as transações muitas vezes nos de forma física dificultando os processos ou os tornando lentos.

Analisando essas dificuldades em seus processos e procurando automatiza-los através dos meios digitais a Programa Leilões junto com a General criaram em seu ambiente digital uma área específica com integrações robustas de pagamento via cartão de crédito desta forma os clientes podem entrar tanto do Aplicativo quanto no Site para efetuarem seus pagamentos de forma rápida e simples, tudo isso de forma automatizada e digital tornando o processo muito mais fácil e viável sem necessidade do uso das maquinetas para realizar os pagamentos, otimizando tempo e ganho.

Isso sim é um exemplo claro de Automação em Processos de maneira Digital, você ver um processo no qual há dificuldades e torna-lo viável e mais automático pelos meios digitais ganhando tempo e diminuindo custos isso sim é automatizar e tirar todo o benefício da ferramenta.


E tem mais exemplos de ganho financeiro e de tempo com essa automação em processos digitais!

A AGEX Encomendas Urgentes é uma transportadora que possuí um quadro de funcionários "comerciais" que passam cerca de 30% do tempo deles atendendo telefonemas e respondendo emails (vindo do site ou outros meios), os outros 50% do tempo cotando as entregas em vários sistemas diferentes de forma manual para todas as localidades do Brasil e os últimos 20% do tempo fechando seus pedidos e realizando as demais tarefas, essas estimativas a grosso modo é claro.

Analisando a situação e o processo deste cenário citado acima, é nítido que o gargalo de tempo é uma grande dificuldade de execução está em seus funcionários realizarem cotações em sistemas distintos de maneira manual para passar uma cotação correta a seus clientes.

Com esta complicação em seu processo surgiu a necessidade de automatizar o processo de maneira digital que era nada mais nada menos que em parceria com a General criar um sistema nas nuvens no qual irá otimizar o tempo de seus clientes e funcionários onde ambos poderão acessar por meio deste sistema com seus dados para realizar cotações nestes vários sistemas diferentes já integrados em um único lugar e retornando ao comercial da empresa um resultado satisfatório, assim o funcionário que atua no comercial só precisará aparar algumas arestas e finalizar a transação com o cliente, otimizando desta forma os 50% do tempo que o funcionário "desprendia" realizando as cotações nos vários sistemas para quase 15% assim obtendo muito mais retorno e tornando o processo muito mais automatizado e simples!


Isso tudo é o serviço totalmente personalizado da General, no qual fazemos o desenvolvimento de um site ou sistema para facilitar seu trabalho, melhorar sua lucratividade e otimizar processos.


Não sabe como isso pode ser aplicado a sua empresa?

Entre em contato conosco, vamos fazer uma reunião nos apresente os "gargalos" de processos em sua empresa, e junto com nossa consultoria chegaremos a um produto diferenciado e que irá automatizar seus processos de forma digital!




Clique aqui para entrar em contato conosco.

LG Trevisani Mascarenhas
Sobre o autorLG Trevisani MascarenhasSócio Diretor da General, trabalha com criação desde 2006 atuou na área de Publicidade e Propaganda trabalhando com impressos e publicidade, deixou o offline para se dedicar somente ao digital. Formado em Artes Visuais com Habilitação em Multimídia e Pós-Graduado em Design Cognição e Mídias.